Como promover a harmonia da sua equipe de trabalho

A harmonia não é algo que você compra, recebe em casa, tira da caixa e põe em cima da mesa. É preciso plantar pequenas sementes nas relações individuais e nutri-las periodicamente.

Se relacionar com pessoas não é uma tarefa fácil em nenhum sentido. Quando você é cliente, você pode ser mal atendido ao comprar um produto ou serviço; quando você vende o produto ou serviço pode ser mal tratado pelo seu cliente; se você é funcionário pode ter problema para se relacionar com seu chefe; quando é chefe, pode ter muita dificuldade de liderar a equipe. É um ciclo que parece não ter fim.

O que há de comum em todas as situações de conflito? Pessoas. Enquanto não for investido tempo e energia para desenvolver a musculatura emocional necessária para lidar com pessoas o problema só troca de nome. Hoje o problema pode ser o seu chefe ou o colega de trabalho; amanhã o marido/a esposa ou o sogro/a sogra; daqui 1 ano o novo chefe, o novo vizinho e por ai vai por 90 anos.

Para viver em ambientes de harmonia é necessário saber promovê-los e auxiliar na sua manutenção. A harmonia não é algo que você compra, recebe em casa, tira da caixa e põe em cima da mesa. É preciso plantar pequenas sementes nas relações individuais e nutri-las periodicamente.

Se você tem uma equipe de 30 pessoas, serão 30 sementes para você cuidar e não dá para cuidar de todas do mesmo jeito. Cada uma tem suas necessidades individuais: uma precisa de água todo dia; a outra se receber água todo dia morre; uma precisa de luz; a outra de sombra; uma dá flores delicadas; a outra folhas duras.

Cada ser humano precisa ser nutrido de uma forma, pois, nossas histórias até aqui são únicas. Não dá para querer que o outro seja igual a mim se só eu vivi o que eu vivi. Ter a consciência disso já é um terço do caminho andado. O outro um terço é colocar em prática ações customizadas para cada situação e pessoa. E por fim, receber o que vier do outro lado de forma aberta e consciente que virá do jeito que a outra pessoa consegue entregar naquele momento.

Para promover a harmonia da sua equipe de trabalho é necessário criar condições para que a harmonia nas relações individuais aconteça. Não dá para agir no todo e querer que as partes se transformem. É preciso agir nas partes para que o todo se transforme. Segue um segredo de ouro: ninguém consegue motivar alguém. Você consegue criar condições para que a pessoa se motive. A vontade é um sentimento individual e intransferível.

Invista no seu desenvolvimento para conseguir ter relações mais saudáveis e poder proporcionar na prática para sua equipe.