O World Café é uma metodologia de conversa em grupo bastante utilizada em todo o mundo. Criada por Juanita Brown e David Isaacs, em 1995 na Califórnia/EUA, a técnica é muito útil para estimular a criatividade , explorar temas relevantes para o grupo e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir. O nome Café aparece justamente para convidar as pessoas a conversarem de uma forma informal, descontraída, como se estivessem em uma mesa de um café/restaurante.
Por onde começar?
Ao sistematizar a abordagem, Juanita Brown e a comunidade global do World Café apontaram seis diretrizes a serem consideradas por quem pretende anfitriar um Café:
• Tenha consciência do propósito do seu World Café;
• Crie um espaço receptivo e hospitaleiro;
• Crie perguntas relevantes para os participantes;
• Estimule as contribuições de todos;
• Conecte perspectivas distintas;
• Promova a escuta conjunta e compartilhe as descobertas.
Existem inúmeras formas de aplicar o World Café, desde em políticas públicas, salas de aula, associações, ONGs, empresas privadas e etc. Basicamente onde tiver um grupo de pessoas interessadas em conversar e explorar um tema, cabe um World Café.
Algumas dicas:
Por que fazer um World Café?
Por que ele cria condições para as pessoas se envolverem e se engajarem.
Uma das premissas básicas do World Café é que todos têm conhecimento para compartilhar. Cada um traz consigo seu leque de histórias, perspectivas, sonhos, ideias e sabedorias. Neste sentido, o Café torna possível quebrarmos a lógica do “um para muitos” e enfatizar a visão sistêmica, por meio de conversas baseadas na horizontalidade e na colaboração.
Na medida em que os participantes vão trocando de mesa, é como se a distância entre eles diminuísse. O World Café funciona como uma metáfora de nossas conversas cotidianas, que se cruzam formando redes de interação em escalas cada vez maiores. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que se nutre um ambiente de intimidade (nas mesas), o engajamento cresce por meio das conexões entre perspectivas distintas (em todo o grupo).
Para saber mais
• “Diálogos colaborativos: aprendizado, diversão e experiências”, Paulo Campos. Mochileiro Corporativo. Exame. Link: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/mochileiro-corporativo/2010/11/02/dialogos-colaborativos-aprendizado-diversao-e-experiencias
• “World Café Para Viagem”. The World Café. Link: http://www.theworldcafe.com/wp-content/uploads/2015/07/World_Cafe_Para_Viagem.pdf
• “A resource guide for the world café”, Juanita Brown e a comunidade do World Café. Link: http://www.meadowlark.co/world_cafe_resource_guide.pdf
Referências
• Apostila da comunidade Art of Hosting. Saiba mais em http://www.artofhosting.org/pt-br
• Livro digital “Kit Educação fora da Caixa”, Alex Bretas. Baixe o livro em www.alexbretas.com.br/kit
Bom café para você! =D
Dúvidas, angústias ou quer trocar figurinha: contato@kailo.com.br