O caórdico é uma forma de atuação/organização sistêmica que está presente em tudo, seja em um ser vivo, na natureza, na psique humana ou em uma estrutura social como uma empresa, ONG, governo, comunidade e sociedade. Além disso, também representa uma inspiradora prática de liderança.
Em um espectro de organização sistêmica que pode ser dividido quatro dimensões: Chamos, Caos, Ordem e Controle, o caminho caóridco surge como uma junção do caos e da ordem.
Seguem as principais características de cada dimensão:
Chamos: O extremo do agressivo do caos, dominado pelo ambiente destrutivo e o desmantelamento das estruturas e da organização.
Caos: O espaço criativo da incerteza, onde acontecimentos espontâneos, o improviso e o imprevisível ocorrem. Excelente lugar para o surgimento do novo, porém a falta de pragmatismo impede que haja continuidade e concretização de ações e planos, tornando difícil a estabilidade de formas.
Ordem: O espaço regular da previsibilidade, onde os padrões se repetem. Ótimo para ações práticas, mas o excesso de rigidez pode podar a imaginação e impedir a fertilidade.
Controle: O extremo dominador da ordem, no qual a imposição forçada de conceitos e vontades pré-determinadas paralisa toda a inovação. O espaço mecanizado resultante sufoca a vida. O controle é o paradigma dominante na sociedade atual.
Entre o Caos e a Ordem surge o Caórdico: O princípio de organização fundamental da natureza e da evolução. Quando há caos e ordem simultaneamente, na medida certa, a auto-organização ocorre. Os sentimentos que encontramos no caminho caórdico frequentemente são a ansiedade, o medo e a insegurança, tanto pessoalmente quanto em grupos. Quando reconhecemos estes sentimentos como nossos amigos (permitindo que continuemos nesse caminho) impressionantes e imprevisíveis resultados surgem espontaneamente internamente e na interação coletiva. A alegria da descoberta e da criação é uma consequência natural quando temos a coragem de atravessar o caórdico. A transição do controle para o caórdico é o movimento iminente da nossa cultura global atual.
Este conceito de organização foi criado e concretizado pelo fundador da VISA, Dee Hock, em 1968. Ele desenvolveu o conceito de um sistema global de troca de valor e um novo conceito de organização. Em 1992, foi considerado uma das oito pessoas que mais mudaram a maneira de as pessoas viverem no último quarto do século XX. Em 2005, a VISA já conectava mais de 21 mil instituições financeiras em todo mundo, mais de 1 bilhão de portadores do seu cartão de crédito e processava mais de 2 trilhões de dólares, o que era equivalente a 60% de todas as transações do planeta.
Dee Hock argumenta que todas as organizações se baseiam nos conceitos falhos do século XVII, inadequados diante dos grandes problemas sistêmicos, sociais e ambientais que vivemos diariamente. Ele delineia um caminho para organizações baseadas em princípios caórdicos, que combinam harmoniosamente o caos e a ordem, a competição e a cooperação.
Segundo ele, todos os agentes da sociedade (órgãos governamentais, empresas e sociedade civil) deveriam viver como todos os ecossistemas da natureza: cooperando no essencial (seguindo rigorosamente poucos princípios) e competindo com criatividade e inovação para gerar diversidade e atender as necessidades mais específicas de cada segmento da sociedade e do todo.
Segundo o livro, “ O Nascimento da Era Caórdica”, não há artigos de destaque sobre o CEO da VISA Internacional, pois, ele não tem remuneração astronômica e nem poder unilateral de tomar decisões. As estratégias vêm de milhares de negócios autônomos que fazem parte da Rede VISA. Não existem acionistas, é propriedade de seus membros, tem pouca autoridade central e é organizada por redes, com direitos e responsabilidades e não ações na bolsa de valores. É uma rede de agentes livres, sendo que nenhum compreende a rede no seu todo e nem precisa, mas todos conhecem as regras para participar.
Enfrentamos problemas insolúveis por que o DNA de nossas instituições dominantes é baseado em pensamentos da era das máquinas em que todos os sistemas têm que ter alguém no controle e a mudança só ocorre quando é impulsionada por um líder poderoso. No entanto, sabemos que num sistema vivo saudável o controle é distribuído e a mudança ocorre continuamente. Um dos maiores negócios do mundo é também um dos segredos mais bem guardados do mundo dos negócios.
Quer apoio para começar a transformar a sua organização em um modelo caórdico? Entre em contato pelo whatsapp ao lado ou pelo email paula.manzotti@kailo.com.br.
Referências