Em uma tradução literal, OKR significa Objetivos e Resultados Chave (Objectives and Key Results). É um Modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, que permite gerar inteligência para o negócio, produz o registro da evolução da empresa, facilitando a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias inovadoras.
Foi criado na década de 70 por Andrew Grove, presidente da Intel. É utilizado atualmente por gigantes como Google, Twiter, Linkedin entre outras empresas.
Os OKRs surgiram como resposta às novas tendências de avaliação de performance nas empresas e ao mercado digital.
CARACTERÍSTICAS DOS OKRs:
–Comunicação: Proporcionam alinhamento das expectativas da empresa com os colaboradores.
–Simplicidade: Linguagem simples, tornando a comunicação mais clara e eficaz.
–Bottom-Up e Top-Down: geração de engajamento e propósito para cada colaborador através da participação no processo de definição de metas.
–Ciclos curtos: Acompanhamento do progresso e correção dos erros de forma mais rápida, bem como as atualizações regulares para ganhar visão e insights.
–Stretch Goals: Metas elásticas, que forçam o time a sair da zona de conforto e repensar como trabalhar. Colaboradores tem abertura para propor novas formas de atingir determinado objetivo e com isso mais motivação para buscar novas estratégias.
OS OKRs PROPORCIONAM OS SEGUINTES OBJETIVOS:
-Integração entre os as áreas
-Comunicação interna
-Transparência dos objetivos
-Registro de informações
A Estrutura básica para construção dos OKRs é: “ Eu quero (objetivo), mensurado por um (resultado chave)”, e possui 3 níveis de implementação: organizacional, departamental e individual.
Organizacional – OKRs que irão guiar toda a empresa em prol dos resultados desejados. Eles devem motivar e inspirar a empresa; portanto, a estratégia e as prioridades devem constar em seu conteúdo.
Departamental – OKRs direcionadas a atuação de cada time; portanto, podemos ser muito mais específicos na formulação desses objetivos. Devem estar alinhados com o propósito da companhia, já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio.
Individual – OKRs focados na performance dos colaboradores
CARACTERÍSITCIAS DOS OBJETIVO: é o sonho a ser alcançado, deve ser:
•Qualitativo
•Aspiracional
•Ter prazo
•Pode ser questionado pela equipe
•Verbos: Conquistar; lançar; aumentar; potencializar; criar; gerar; desenvolver.
Os objetivos podem ser operacionais e aspiracionais:
1)Operacionais -Relacionados a métricas essenciais da empresa -Lançar produtos -Aumentar número de colaboradores -Aumentar participação mercado
2) Aspiracionais -Ser líder na América Latina Desenvolver equipes maravilhosas
CARACTERÍSTICAS DOS RESULTADO CHAVE: são os critérios de sucesso do objetivo:
•Quantitativo
•Métricas ( KPIs – Key performance indicator)
•Desafiadores mas não impossíveis
•SMART (Específicos/ Mensuráveis/ Atingíveis/ Relevantes/ Temporal (prazo)
Os tipos de KRs são:
•Valor – “ter 500 mil usuários no sistema”
•Qualidade – “ter no máximo 2 bugs por código”
•Eficiência – “corrigir bugs em até 1 dia”
•Milestone (tudo ou nada) – “implementar chat no sistema”
EXEMPLOS DE OKRS:
Objetivo A: Ser uma empresa Exponencial
•KR1: alcançar R$9 mil de faturamento
•KR2: Atingir 8x de escalabilidade em clientes
•KR3: Ter 70% de share no mercado
Objetivo B: Ser líder no Brasil
•KR1: alcançar 100 mil usuários
•KR2: aumentar receita em 50%
•KR3: NPS acima de 75%
ERROS COMUNS NA HORA DE CONSTRUIR OS OKRs:
•Duas métricas e dois prazos no mesmo KR (Análise de mercado em 3 meses + 10% leads no semestre)
•Prazos periódicos “a cada 3 meses” trocar por “nos próximos 3 meses”
•Confundir tarefa com resultado – “fazer 50 ligações” é uma tarefa, “realizar 5 vendas” é um resultado a partir das 50 ligações
•“10 mil curtidas no Facebook” – é uma métrica de vaidades, não impacta no objetivo
•“Aumentar a qualidade do produto” – não pode ser mensurável
O PRAZO IDEAL PARA CADA TIPO DE OKR:
•OKR organizacionais – anual
•OKR departamental e individual – 3 meses/ 1 mês/ 45 dias •
QUANTIDADE IDEAL DE OKR E DE OBJETIVOS:
•1 a 3 objetivos
•2 a 5 KR por objetivo
PERIODICIDADE SUGERIDA DE REUNIÕES
•Check in semanal – termômetro da metodologia na empresa para analisar o progresso dos KRs e Objetivos
•Transição de Trimestre – reuniões específicas para apresentação do período
•Feedbacks estruturados para aprendizado constante.
FUNÇÕES DO LÍDER DO OKR:
•Atuar como agente da mudança responsável pela condução da metodologia na organização
•Garantir que os rituais e os processos sejam aplicados
•Treinar equipes
•Analisar os processos
•Promover engajamento e motivação diante dos KRs
Quer apoio para implementar a metodologia do OKR na sua empresa? Fala com a gente: contato@kailo.com.br
Em uma tradução literal, OKR significa Objetivos e Resultados Chave (Objectives and Key Results). É um Modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, que permite gerar inteligência para o negócio, produz o registro da evolução da empresa, facilitando a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias inovadoras. CARACTERÍSTICAS DOS OKRs: –Comunicação: Proporcionam […]
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